terça-feira, 16 de agosto de 2011

Crianças ensinam crianças - jovens ensinam jovens


Rede de trocas de saberes na classe

As crianças e os jovens aprendem melhor quando exercem o papel de professor do que quando exercem o de alunos.

No quadro escolar...

Poderá ser: crianças maiores ensinando os menores, ou, na mesma classe crianças se ensinando mutuamente, ou uma criança ensina outra, ou uma criança ensina várias.

Fora do horário de aula: dar uma ajuda para os deveres de casa ou trabalhos sobre um projeto – quem sabe mais se oferece para ensinar quem sabe menos sobre determinado assunto e pede para o colega ensiná-lo em outro assunto numa troca recíproca de saberes. Paulo ensina Jonas a Geografia e Jonas ensina Paulo a fazer uma pipa.

O método de aquisição do saber baseado na assistência mútua é uma variante mais rica do que o método tradicional baseado na competição.

Nesse sistema de aquisição dos saberes a motivação não é ter conseguir melhores notas nem competir; mas estabelecer um meio de interação importante com os colegas.

Instrumentos de reflexão sobre seu saber e suas estratégias de aprendizagem:

I ) O aluno em dificuldade se caracteriza por:
        . A convicção de sua ignorância, de sua nulidade. Muitas vezes reflete a convicção da família de origem que vive o fracasso da criança ou do jovem como uma fatalidade.
      . Um não conhecimento de estratégias de aprendizagem.
      . A ignorância de que todo saber se constrói.

II) A rede, pela escolha  e a transmissão de saberes permite:
       . Adquirir um saber sobre seu saber (O saber não é mais somente aquilo que ele não sabe, mas também todas as experiências de sucessos já conseguidos, mas jamais nomeados como tais).
        . Desdramatizar o produto do saber.

Por meio da aprendizagem de que o saber se constrói, poder-se-á transmitir  saberes a outros, descobrindo-se que um saber se elabora:
- por ensaio e erros,
- com os outros (em Redes),
- aprendendo como ensinar, porque para se transmitir é preciso se questionar sobre onde e como se aprendeu; revisar e  remobilizar os saberes adquiridos para transmiti-los.

Um enriquecimento recebido é um empréstimo. Quem ensina não perde nada e quem recebe o ensinamento recebe alguma coisa.

Rosa Maria Sampaio ,  rosamsamp@uol.com.br – Grupo Freinet – S.Paulo – 1995
(Revisado por Flávio Boleiz Júnior – S. Paulo – 2011)

23 comentários:

  1. O texto mostra uma realidade que deveria ser incentivada pelos professores em sala de aula.
    Eu mesma, aprendo mais e ganho mais conhecimento quando explico a materia aos meus colegas, e me dá a chance de interagir, criando uma forma mutua de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Freinet tinha um pensamento inovador e apostava em uma educação voltada a vida prática do aluno,incentivando-o a se auto avaliar.
    Quando isso acontece efetivamente e um aluno entende suas necessidades pedindo ajuda ,ou quando outro sente-se capaz de ensinar e em grupo trocam experiências e aprendem,percebemos assim a importância do professor como orientador e não como ditador,bem como freinet propunha.

    ResponderExcluir
  3. O texto acima fala sobre algo que acontece muito nas escolas, um aluno ajudar ao outro. Poucos professores dão essa sugestão de um ajudar ao outro, quando uma criança ajuda a outra na escola, além dela se desenvolver acaba por incutir no colega um saber que aprendeu. Quando um aluno faz isso, se espelha no professor e tenta imitá-lo com essa atitude de transmitir o saber.

    ResponderExcluir
  4. O Educador na sala de aula pode pedir ajuda ao aluno para ensinar o coleguinha com dificuldade, isso faz com que a criança aprende desde cedo a compartilhar com o outro, trocando conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. O texto fala de um assunto muito bacana, onde alunos ensinam alunos algo que deveria ser aderido em sala de aula, por que as vezes um aluno não consegue entender ou compreendero que o professor passa em sala de aula, mas em grupo ou até mesmo com um amigo fica mais esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que todos nós estamos sempre aprendendo seja em sala de aula ou fora dela .Nas escolas principalmente EMEI estão dando importancia pra esses valores meu filho David de 4 anos me conta que :as professoras dele coloca cada dia um coleguinha pra ajuda-las em sala de aula ,para auxiliar,ajudar organizar as atividades ...enfim tudo isso é muito importante para o desenvolvimento deles.

    ResponderExcluir
  7. esse texto é muito legal,pois ele nos mostra uma visão bem diferente daquela que tinhamos da pedagogia.Podemos dizer que Freinet era um homem bem avnçado da sua época,pois os progetos pedagogico que ele falou a anos atrás é o que mais é recomendado hoje nos cursos de pedagogia nas maiorias das faculdades,propondo uma pedagogia libertadora e dando aos alunos mais autonomia.

    ResponderExcluir
  8. Em uma classe o professor não é o único que pode transmitir saberes.Crianças,jovens com dificuldade de aprendizagem podem ajudar um ao outro,sem competição de conseguir melhores notas,mas em transmitir saberes e interação com o colega,assim aprendendo a trabalhar em equipe.
    Os saberes são enriquecimento, ganha quem ensina e quem recebe.

    ResponderExcluir
  9. Em uma classe o professor não é o único que pode transmitir saberes.Crianças,jovens com dificuldade de aprendizagem podem ajudar um ao outro,sem competição de conseguir melhores notas,mas em transmitir saberes e interação com o colega,assim aprendendo a trabalhar em equipe.
    Os saberes são enriquecimento, ganha quem ensina e quem recebe.

    ResponderExcluir
  10. O texto nos revela o que esta acontecendo nos dia de hoje em que o professor coloca a lição no quadro e sempre tem alunos com dificudades e tem outros que consegue só com uma explicação captar tudo ,e esse aluno é sempre que acaba auxiliando o outro colega e o que não entendia nada acaba aprendendo alguma coisa ,e o aluno que ensina acaba sempre se sentindo ultil para ajudar o outro.

    ResponderExcluir
  11. A dorei a ideia da ajuda que um pode dar o outro , muitas vezes a criança ou o próprio jovem tem dificuldade para assimilar certos assunto no decorrer da aulas mas com ajuda de um colega ele pode ter uma melhor comprenção, essa ideia de que eu posso passar meu conhecimento e adiquirir um outro serve para que dispertamos a vontade de aprendere ensinar cada vez mais, poderiamos criar até um jogo de quem sabe algo transmite ao outro,tornando a aula mais divertida e dinamica, um aluno adotar um outro na troca de saber.

    ResponderExcluir
  12. É uma proposta muito interessante de Freneit, pois deveria ser aplicada,essa ideia de que um colega pode ajudar o outro sem competição (sem querer saber mais que o outro) é muito construtivo para o conhecimento e desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia seria uma didática especial para acontecer dentro da sala de aula, onde os alunos podessem compartilhar o que aprendeu com seus colegas e assim todos aprenderiam de uma forma fascinante.Freinet realmente tinham ideias maravihosas.

    ResponderExcluir
  14. O que eu entedi do texto é que a cada dia os nossos conhecimentos estao sempre se aperfeiçoando de acordo com o que acontece em nossa volta e o com convívio com as pessoas. Ao mesmo tempo que passamos conhecimentos para as crianças,da mesma forma absorvemos delas experiências maravilhosas.

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante a forma de um aluno ensinar o outro, por exemplo um tem uma facilidade maior que a do outro, como no texto um ensina geografia o outro a fazer uma pipa . A troca de experiencias o saber o ensinar dentro da sala de aula é muito importante. As vezes a timidez impede os alunos de perguntar tirar duvidas e um aluno é um apoio, o importante tambem é que o aluno se sinta seguro e confiante e aprenda a questionar ...

    ResponderExcluir
  16. Conhecer um pouco de Freinet foi muito curioso, pois recordo que quando estava na escola os meus professores já usavam seus métodos de sair da sala de aula, e talvez mem o conhecessem.
    Essa questão de ajuda mútua também sempre foi muito usada; em uma sala de aula, tem os alunos que nessecitam mais do preofessor e os que auxiliam seus colegas. Esse método demonstra sucesso coletivo e não frustação e vergonha por parte de quem não consegue chegar pelos mesmos métodos que os demais colegas.
    Nessas condições nos sentimos mais seguros para tentar, aprender se necessário e assumir que não nascemos sabendo.

    ResponderExcluir
  17. Este texto é muito importante por que fala que os alunos aprendem uns com os outros.E eu tambem concordo por que as vezes tenho dificuldades de entender as materias em sala de aula.Por isso quando alguem me explica eu entendo melhor,essa união de colegas deveria adotar em sala de aula para melhorar o aprendizado dos alunos...

    ResponderExcluir
  18. Em minha opinião o professor não é o unico que transmite saberes,todos tem saberes, mas é o seu saber em cada tempo.
    As crianças e os jovens maiores ensinando os menores,ou, seja na mesma classe criança se ensinando mutuamente, ou uma criança ensina varias.
    Tem crianças que sabe mais em determinados assuntos que muitos jovens.
    O Saber nunca é demais, para nós quem ensina não perde nada ensinando ganha mais um aprendizado, e quemrecebe o ensinamento ganha algo na vida.
    O saber constroi muitas coisas na vida, transmitindo e é preciso se questionar.

    ResponderExcluir
  19. Essa forma que Freinet propem aos alunos é genial, pois assim as cranças podem estár interagindo ainda mais uma com as outras e aprofundando e aprendendo sobre o assunto, é um jeito de estimular, insentivar as crianças a quererem aprender e não somente adquirir conhecimentos, como também em passar todo conteúdo, experimentar o ato de ENSINAR.

    ResponderExcluir
  20. Uma criança ajudar a outra com o seu saber é muito bom, pois, além dela ensinar, aprende, perde a timidez e coloca sua criatividade pra fora sem medo de falar.
    Acredito que esse método é bem melhor do que a competição.

    ResponderExcluir
  21. sabemos que nesta vida não vivemos sem ajuda e colaboração de todos que vive em nosso arredor,por isso nos futuro esducadore, precisamnos de todo tipo de ajuda,para que agente possa ter um bom desenvolvimento em sala de aula,temos que ter um por relacionamento com todos,tanto os alunos precisa da gente como também os professores precisa dos alunos,por isso que temos que ter Sabemos que nesta vida não podemos fazer nada sem ter ajuda de alguem,principalmenboas amizades em sala de aula,porque temos que viver atráves das experiencia dos alunos e atraves das experiencia dos professores.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com todos os coméntarias acima

    ResponderExcluir
  23. AO RELER O TEXTO, PERCEBO O QUANTO REALMENTE É IMPORTANT A TROCAE SABERES POR VARIAS VEZES PASSEI POR ESSA EXPERIENCIAEM SALA DE AULA ,PRINCIPLAMENTE NAS AULAS DE MATEMATICA, ERAM MEUS AMIGOS QU ESCLARECIAM MINHAS DUVIDAS , POR MAIS QUE O PROFESSOR ETIVESSE ALI PRONTO A EXPLICAR,CADE VEZ MAIS ESTOU ME APAIXONANDO PELO JEITO FREINET DE ENSINAR.... ........

    ResponderExcluir