quinta-feira, 21 de julho de 2011

...a psicologia sensível e a educação...

          [...]
     Às vezes falo do infinito, significando o vasto campo do insondável que exalta incessantemente o poder do homem, mas não faço dessa palavra um sinônimo de divindade transcendente que desde as alturas irradie uma luz revelada.

     Quando comparo com o destino humano a corrente em marcha, seguindo seu determinado curso, coloco nesta comparação algo mais que uma imagem poética mais ou menos démodé.

     A água, por seu fundamental papel de alimento, não é um corpo inerte. Sua plasticidade pode por si só explicar a plástica dos organismos de que é um componente determinante. A submissão da água à lei da gravidade equipara-se à mobilidade da vida submetida ao instinto no automatismo dos reflexos primordiais.

     Sei que outras imagens familiares correm o risco de dar às minhas demonstrações um simplismo que os letrados não deixariam de denunciar se por acaso me lessem. . Mas, a vida, por acaso, não é uma coisa simples e familiar para a criatura que por ela passa sem buscar nela os mistérios que o pretensioso espírito não é capaz de penetrar?

     A grande ignorância dos homens em relação à vida autoriza todas as diligências explicativas, inclusive as mais simples e as mais extravagantes. [...]

FREINET, Célestin.La psicología sensitiva y la educación. p. 13, Buenos Aires (Argentina): Troquel, 1969. (Tradução livre)

5 comentários:

  1. A Educação está envolvida com a psicologia sensível. De certa forma a educação se torna sensível, é complicada de ser entendida pelos ignorantes.
    Para Freinet, a educação se modifica com os anos, e é uma preparação para a vida social que se relaciona com trabalhos cooperativos, que de certa forma meche conosco, por nos d´´a certa iniciativa para fazer o que achamos certo.

    ResponderExcluir
  2. FRENEIT, que a educaçao esta relacionada com a sensilidade da psicologia.MUITAS vezes se torna complicada para os ignorantes,a educaçao muda com o passar dos anos.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião concordo que sempre temos algo para ensinar a alguém,uma criança em si mesma, com sua brincadeiras pode ensinar ao coleguinha, que muitas vezes não obtem o mesmo desenvolvimento como ela. O jovens também tem muito o que ensinar, uns são mais inteligentes do o outro,tanto em habilidades como em saberes,tanto em uma sala de aula ou fora da sala. Quando uma criança ou jovem se põe no lugar de um professor, aprende a ter responsabilidade de um professor, e se enteressa mais pelos os estudos, é também enteressante qando um colega ensina o outro a lição de casa, ou troca conchecimento, ele aprendem desde de cedo a serem solidários, amigo e companheiros.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Psicologia esta dentro da educação o homem com suas atitudes mostra sua formação se modificando ao passar dos anos.A educação tambem é sensivel e dificil de ser compreendida pelos ignorantes.

    ResponderExcluir