domingo, 24 de abril de 2011

CLASSES FREINET E A SOLIDARIEDADE ESSENCIAL



                          Rosa Maria Whitaker Sampaio
                            Revisão: Flávio Boleiz Júnior 

Célestin Freinet, educador Francês (1896 - 1966),  percebeu que somente a transmissão de conselhos técnicos corria o risco de ser insuficiente para se praticar a Pedagogia Freinet, se estes não fossem acompanhados de instruções mais exatas. Por isso ele organizou uma série de princípios que chamou de INVARIANTES PEDAGÓGICAS, são princípios que não variam seja qual for o povo que o aplica. Ele queria, assim, estabelecer uma nova gama de valores escolares, numa busca da verdade, que deveria ser feita à luz da experiência e do bom senso.
Freinet apresentou um teste para ser respondido pelo professor, de modo que este pudesse ter um parâmetro para sua prática pedagógica, percebendo a sua evolução sempre que repetisse o teste ao longo do ano escolar.


As três primeiras Invariantes da Pedagogia Freinet são sobre a natureza da criança.



Invariante nº1: A CRIANÇA E O ADULTO TÊM A MESMA NATUREZA.
"A criança é como uma árvore que, ainda não tendo terminado seu crescimento, se nutre, cresce e se defende exatamente como a árvore adulta."


Teste 


"Você tem se esforçado para aceitar esta Invariante." < sinal verde>
"Você reconhece esta Invariante, mas fica hesitante em colocá-la em prática."  <sinal amarelo> 

"No seu comportamento , você considera e age como se a criança tivesse natureza diferente da sua." < sinal vermelho>


Uma criança fica triste, chora , fica alegre, se espanta, se interessa, como um ser adulto. Não se pode esquecer disso em nenhum momento. O seu coração é igual ao nosso. É preciso  sempre  lembrar-se desse detalhe e tentar compreender a criança antes de julgá-la ou agir.


Invariante nº2: SER MAIOR NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ESTAR ACIMA DOS OUTROS. Suprima o pedestal de professor, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação que existe na escola tradicional."



Teste:



"Você se  coloca numa carteira igual à dos alunos e age no meio deles, assumindo todas as consequências pedagógicas que esse gesto pode causar." < sinal verde>

"Você suprime a disposição tradicional da classe que o destaca perante os alunos." <sinal amarelo>
"Você deixa as carteiras dos alunos e a sua mesa nas posições tradicionais."  <sinal vermelho>". 


Os meninos e meninas também devem pensar e agir como amigos, lembrando que,  ninguém está acima dos outros só porque é maior ou porque sabe um pouco mais. Cada  classe deve, sempre numa atitude  de solidariedade mútua,  ter momentos organizados  para conhecerem-se bem todos os colegas e passar o que sabem e o que podem aos  que  estão precisando de ajuda.


Invariante nº 3: O COMPORTAMENTO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA DEPENDE DE SEU ESTADO FISIOLÓGICO E ORGÂNICO, DE TODA  A SUA CONSTITUIÇÃO. Em face às deficiências de comportamento que se  possa observar, consulte as crianças para saber se não existirão motivos de saúde, de equilíbrio, de dificuldades ambientais, que seria necessário examinar em primeiro lugar.


Teste: 


"Você tem conseguido descobrir razões sociais ou psicológicas para o comportamento perturbado de algumas crianças." <sinal verde>
"Você se interessa, mas não tem conseguido descobrir essas razões." <sinal amarelo>
"Você não leva em conta as dificuldades individuais de seus alunos." <sinal vermelho>

Na Pedagogia Freinet considera-se que uma classe de até 25 alunos é a mais importante   condição  para que tudo isso aconteça. Impor uma classe com mais de 25 alunos é sempre um desrespeito aos professores e aos alunos, que absolutamente não vão conseguir aprender e aos professores que não terão as condições mínimas para ensinar.


Experimentem fazer seus testes e depois  eu os convido a conhecer as outras invariantes da Pedagogia Freinet.
São 9 sobre as reações da criança, e 20 sobre as técnicas educativas, as técnicas de vida.

As Invariantes Pedagógicas de Freinet podem ser encontradas nos livros:

CABRAL, Maria Inez Cavalieri. De Rousseau a Freinet: Da teoria à prática. São Paulo: Hemus, 1978.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: Histórico e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.

3 comentários:

  1. freinet critica a escola tradicionalista pleos seus métodos de aprendizagem que são muito repetitivos e pela escola ser muito fechada para a família. Freinet também não concorda com o jeito que a sala de aula é, como as carteiras são mantidas, e do isolamento do professor com os alunos, em muitas salas de aula o professor fica totalmente separado dos alunos, e isso dá-se a impressão de estar acima das crianças, na escola ninguém deve ser acima do outro, além de ser um absurdo ter muitos alunos em uma sala, fica ruim para aprenderem e difícil para o professor ensinar.

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  2. Concorod com os comentario e as citaçõs sobre Freinet.mas á ainda pouquissimas escolas que trabalham d um modo mais aberto, modo Freinet de ensinar.Cursei supletivo no 3º colegial no ano de 1997. Foi a melhor fase da escola na minha vida !! Pudemos conversar tirar nossas duvidas o prof ficava lado a lado, debatiamos sobre diversos assuntos , faziamo rodas ,cometavamos sobrea a nossa vida !!
    Hoje percebo que era o jeito Freinet de ensinar e acho o ideal deveria ser assim sempre !!!!

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  3. Os comentarios de Freinet são muito coerente, hoje são poucas as escolas que usam estes metodos que seria interessante para o aprendizado aulas mais praticas assuntos mais discutidos.
    Acho que o jeito freinet de ensinar daria bom resultados em algumas escolas porque assim alguns alunos não se sentiriam em nenhum momento excluido de algumas atividade.

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